BUKI WAZA

A arte de treinar com Bokken ou Jo no Aikido

Hoje, com a vivenciar de mais de 20 anos no aikido, consigo enxergar coisas que eram imperceptíveis quando comecei.

Foto: Emile Mansur

No início uma das cosias que me chamou muita atenção era a possibilidade do treino Buki Waza (treino com armas), podendo ser realizado com o Bokken ou Jo (espada e bastão de madeira). Esse universo era novo para mim, que treinei 15 anos de karatê Shotokan e não havia tido nenhum contato com treinamentos envolvendo armas japonesas.

Tive muita dificuldade na adaptação, pois não conseguia perceber que o movimento do quadril utilizada no karatê não é a mesma usada no Buki Waza. São técnicas diferentes, com movimentos, energia e força aplicada de outra forma.

Com o passar dos anos, consegui entender que a movimentação que eu usava, tendo referencial no karatê durante o Buki

Waza, não era o ideal. No entanto, havia outra questão a ser trabalhada. Eu não compreendia a conexão e importância do Buki Waza para as técnicas de Taijutsu (mãos livres) no aikido. Para mim eram coisas diferentes e eu não enxergava sua conexão.

Somente com a maturidade do treino que fui, gradualmente, percebendo a relação entre o treino de mãos livres e com armas. A prática do treino com armas revela pontos e falha em treinos com as mãos nuas. Impele-nos a reorganizar o equilíbrio da melhor forma e perceber a movimentação conjunta das mãos a partir do centro do corpo, que antes poderia se passar despercebido.

Sentir a tensão nos ombros quando não está fazendo o movimento correto. Ficar atento ao ma ai (distância) e o de ai (tempo), e se aperfeiçoar diante da possibilidade de ser atingido pela arma do parceiro. Até o processo de treinamento e as normas de etiqueta ficam mais claros em virtude da possibilidade de ferimentos.

No entanto, para começar a se enveredar no Buki Waza, é necessária uma linha de treinamento.

Uma dica que posso dar ao inciante é: Comece o treinamento para os movimentos básicos de corte, dessa forma, para avaliar a postura, relaxamento, movimentação correta e equilíbrio. Pratica-se tanto quanto necessário para ter a intimidade com o peso e estabilidade da arma, além de um controle capaz de parar o golpe a poucos centímetros do alvo. Só depois parta para o treino com um parceiro.

por: Daniel Muritiba , 4º dan Aikikai Japão

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