CONHECENDO O AIKIDO

É importante manter as tradições da arte, para preservar sua integridade e também como uma forma de demonstrar respeito ao criador do Aikidô e à sua história.

 

"Aikido é a arte da reconciliação. O Homem que deseja brigar perde sua ligação com o universo, e aquele que tenta dominar as pessoas, termina dominado. Nós estamos aqui estudando a arte de resolver os conflitos e não de iniciá-los."

Morihei Ueshiba Sensei (1883-1969) Fundador do AIKIDO

Perguntas Frequentes

Mulheres treinam Aikido?

     Sim, o Aikido pode ser praticado por homens e mulheres desde crianças até a terceira idade.

Meus filhos também podem treinar Aikido?

     O Aikido pode ser praticado por crianças a partir dos 6 anos. E que maneira melhor de estar com seu filho(a) se não for fazendo uma atividade junto com ele? Então não pense duas vezes, venha praticar Aikido com seu filho(a).

Saiba mais sobre o Aikido e as crianças.

Existe competição no Aikido?

     No Aikido não há competição, assim os treinos ocorrem de maneira cordial e amistosa, sem desapontamentos e diminuição ou sensação de poder e orgulho. A luta se dá contra si mesmo, para superar os seus limites, seus medos, suas dificuldades.

Quanto tempo levarei para aprender?

     O aprendizado é individual. Algumas pessoas têm mais facilidade com matemática que história. Entretanto, não se treina arte marcial pensando em um fim. A palavra DO, no final de AikiDO, significa caminho. Isso quer dizer que não há um fim, é um eterno caminho. Bem, pratico artes marciais há 30 anos e sinto que ainda tenho muito que aprender. Então não tenha pressa.

Vocês são ligados ao Japão?

     A ligação do Brasil com o Japão se dá através da União Sul-Americana de Aikido - Kawai Shihan. Ela é um entidade responsável pelo Aikido na America do Sul e pela Ligação com o Aikikai (organização mundial do Aikido). A Associação de Aikido Bahia é diretamente ligada a União Sul-Americana. Saiba mais sobre a União Sul-Americana.

O Aikido é parecido com Karatê ou Judô?

     As artes marciais japonesas têm muitos princípios em comum. Pode-se até pensar que há algo parecido com o judo por causa dos ukemis (quedas), mas o aikido é bem diferente. Aikido se parece com Aikido.

Qual é o custo do treinamento?

     Em cada dojo (local de treinamento) há uma valor específico. Isso vai depender da região, número de aulas por semana e duração das mesmas. Entre em contato para saber a mensalidade em cada dojo. Entre em contato e saiba nossos planos de mensalidade.

Há mudança de faixas?

Sim, 2 ou 3 vezes por ano há exames de graduação onde convidamos Professores para fazer parte da banca examinadora. Também temos treinos especiais com os mesmo durante o período em que estes estão em nosso dojo.  

Outros professores fazem seminários?

Frequentemente temos visitas de Sensei de outros estados do Brasil. Também são realizados seminários ao longo do ano para termos uma integração maior além de um estudo com outros Sensei.

O que devo usar para começar o treino?

Em algumas artes marciais japonesas como karate, judo, Aikido, usa-se o GI (vestimenta), normalmente chamado de kimono.     

 

O aikido-gi deve ser branco e sem emblemas (exceto o escudo do dojo onde treina). Se já possui um karate-gi ou judo-gi, pode começar a treinar com este. Ou se ainda não tem nenhum GI, pode iniciar o treinamento com uma roupa leve, como uma camisa e uma calça folgada.

Armas no Aikido

Armas no Aikido

No aikido, também há treinos com armas. Estes treinos ajudam a entender melhor das técnicas de mãos livres.

No aikido usamos usamos para treino:
O jô () ou bastão de madeira, tem aproximadamente 1,28m e 7/8 de polegada de diâmetro, a bokken 木剣 espada de madeira e o tantō (短刀), faca de madeira.

 

Embora o foco do treino de aikido seja com as mãos fazias, o estudo com armas ajuda na melhorar a postura, aumentam a auto confiança, auxiliam no entendimento das técnicas sem armas, aumenta a confiança, ajuda na coordenação motora e amplificam a noção de distância (ma-ai 間合).

 O que vestir para treinar? 

Dogi  - Vestimenta

GI  () significa vestimenta e DO (), caminho. Assim DOGI (道着siginifica vestimenta do caminho. O Gi do aikido é bem parecido com o de outras artes marciais japonesas como Karatê e Judo.

Dogi, normalmente chamado de Kimono, deve ser branco e amarrado por uma faixa, podendo ser liso ou trançado.
Para praticantes portadores de faixa preta( ou Yudansha 有段者 ), se utiliza uma veste formal japonês (por cima do dogi) chamada de Hakama (). Mulheres começam seu uso mais cedo que os homens, em algumas academias. O uso do hakama não é prêmio e sim uma demonstração de respeito pelo treinamento.

Suas dobras representam as virtudes do guerreiro:

  • Yuuki - Coragem,valor,bravura

  • Jin - Humanidade, misericórdia, benevolência

  • Gi - Justiça, retidão, integridade

  • Rei - Etiqueta, cortesia, civilidade (algo como reverência/obediência).

  • Makoto - Sinceridade, honestidade, realidade.

  • Chuugi - Lealdade, fidelidade, devoção.

  • Meiyo - Honra, credibilidade, glória; também reputação, dignidade

Benefícios do aikido

Muitas pessoas imaginam que praticantes faixas-pretas de Aikido são conhecedores de algumas técnicas da Medicina Oriental, e não deixam de ter razão em pensar dessa maneira. Existe uma relação muito próxima entre Aikido e Mediciana Oriental, assim como há uma proximidade entre as filosofias que regem o Aikido e as de várias religiões.

 

       No fundo, tanto o Aikido, quanto a Medicina Oriental e as religiões têm o objetivo comuns, vairando-se, apenas, os meios de alcança-los; são parecidos em metas e princípios.

 

       A Medicina Oriental visa a preservação da saúde, a partir de prevenção de males. A forma de tratamento é baseado no ataque das causas de cada doença e na captação do organismos à reação e a volta ao estado normal.

 

       Aquela imagem de que ao apertar-se em determinado ponto do corpo a dor desaparece como num passe de mágica é apenas uma parte da verdade. O praticante da Medicina Oriental faz as aplicações (acupuntura, moxa, shiatsu ou outro tipo de técnica) nos pontos determinados e obtém resultados, não com num passe de mágica, mas à luz de um conjunto de princípios e lógicas específicos.

 

       As regiões do corpo que são ativadas nas aplicação de tais técnicas são chamadas tsubo e somam 365 pontos - número coincidentes aos dias do ano - taiyo goyomi. São distribuídos ao longo de 14 meridianos principais (14 eram os meses do ano no Oriente dos tempos antigos), cada um relacionado com determinado órgão e mais uma centena de pontos extras que podem ser utilizados em combinações de tratamento específicos.

 

       O Aikido, ao manipular vários pontos do corpo, acaba funcionando como uma sessão de shiatsu ou acupuntura. Isso ocorre na aplicação de um Dai Nikyo, Dai Sankyo, Dai Yonkyo, Kote Gaeshi ou ao fazer-se um Ukemi, ou seja, durante todos os treinos.

 

       Perto dos pulsos, por exemplo, existem vários pontos para o tratamento dos pulmões, intestinos, coração, fígado, baço, pâncreas, útero, etc. Ao aplicar-se um Kote Gaeshi ou Dai Nikyo, pode-se dizer que todos os principais pontos de tratamento de todos os órgãos existentes.

       Ao fazer-se um Ukemi ou Kokyu Undo, estão sendo feitos benefícios à saúde.

       Mestre Kawai ​ensina: o Aikido não é mera técnica, é muito mais. Quem pratica acaba descobrindo. 

 

Fonte: Informativo bimestral da academia central de aikidô - ano I Por Yassussi Nagao, 4º grau

CONTATO

ACADEMIA CENTRAL DE AIKIDO - SALVADOR
Tel. Whatsapp : (71) 9-9222-5353 
CT OGW - CENTRO DE TREINAMENTO - SALVADOR
Tel.: (71) 9-9905-8998
Site: https://ctogw.com.br/
ACADEMIA FIT OLIVEIRA - NOVA REDENÇÃO - BA
Tel.: (71) 9.9222-2439
Rua Osiano Castro - Centro 
CAPOEIRA - PROFESSOR ÂNGELO FON
Tel.: (71) 9-8784-2677
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Google Places - o círculo branco
YOGA KUNDALINI - PROFESSORA MARIANA
Tel.: (71) 9-9701-0388