O AIKIDO 

 O Aikido (合気道) é uma arte marcial japonesa e não competitiva, criada em meados do séc. XX, que visa a defesa do indivíduo utilizando de alavancas, torçoes, manipulação de juntas e projeções, evitando utilizar força física desnecessária.  
 Como, no Aikido, não há competições, buscamos no treino, o entendimento estudo do budô (武道) em sua essência o que acarreta diminuição da sensação de poder e orgulho. A luta se da contra si mesmo, para superar os seus limites, seus medos, suas dificuldades. Utilizando movimentos circulares, pretendemos nos defender, causando desequilíbrio ou manipulando extremidades, contudo sem agressividade, preservando o indivíduo em todos os sentidos.

 A prática regular do Aikido desenvolve a coordenação motora, a organização corporal e espacial, a cooperação entre os parceiros, o respeito, a disciplina e, sobretudo, o espírito de harmonia, que constrói um sentimento cada vez maior de segurança, tranqüilidade e felicidade. As pessoas são encorajadas a treinar com vários parceiros diferentes e a realizar todos os exercícios e movimentos propostos no treino, aumentando o entrosamento entre os alunos.

O FUNDADOR MORIHEI UESHIBA

Ele nasceu com o nome Morihei Ueshiba, em 1883, em Tanabe, uma pequena vila japonesa de pescadores e camponeses. Seu nome, Morihei, significando "paz abundante", foi profético.Começou seus estudos de artes marciais na juventude. Treinou primeiramente Sumo; em seguida, espada tradicional, uso de lança e Ju Jutsu, enquanto, ao mesmo tempo, se dedicava com voraz apetite à matemática, à física e aos estudos espirituais.

Investindo anos em treinamento, sua proficiência e sua reputação como renomado mestre de artes marciais cresciam. Sua fama atraiu muitos desafiantes que vinham testar suas habilidades e refutar a lenda do grande guerreiro. Inevitavelmente ele venceria a todos, sendo que muitos deles chegaram a pedir para serem aceitos como alunos.Após um desses confrontos, onde facilmente se evadiu de repetidos golpes com uma espada de madeira, assim fazendo sem ferir seu desafiante, ele teve uma luminosa revelação: vencer como resultado da derrota de alguém não é uma verdadeira vitória. A partir desse ponto suas profundas crenças espirituais e sua extraordinária arte marcial tornaram-se uma coisa só. Em 1941, O Sensei (Grande Mestre), como ele mais tarde seria conhecido, começou a chamar de Aikido - o caminho da harmonia e do amor - a seu sistema de arte marcial. Ele ainda atraía muitas pessoas, que vinham pela profunda admiração e respeito por uma lenda viva, e também pelo poder de seu Aikido.O Sensei sempre manteve um estilo de vida simples, e uma forte ligação com a terra através de sua pequena fazenda. Ele amava o trabalho com o solo, o plantio, os cuidados com o crescimento e a colheita. Fez o mesmo com sua arte marcial, que cresceu por todo o mundo, espalhando milhões de sementes do alimento do Aikido. O Sensei viu o grande potencial do Aikido para criar uma cura global, e encorajava seus alunos a levarem esta arte para o mundo. Ele dizia:
 
"O propósito do Aikido é construir um céu na terra organizando as pessoas num convívio de amizade e harmonia. Eu ensino esta arte para ajudar meus alunos a aprenderem como servir seus próximos."
 
O Sensei faleceu em 26 de abril de 1969 sabendo que seu amado Aikido já estava sendo ensinado e praticado não apenas no Japão, mas em vários lugares do mundo.

Fonte: Aikido Kawai

O PAI DO AIKIDO NO BRASIL

"O Professor Reishin Kawai nasceu no dia 28 de fevereiro de 1931, na cidade de YASSUGI, na Província de SHIMANE, Japão. É filho de Tomonobu Kawai e Matsuno Kawai. De seu casamento com a Sra. Letícia Okubo Kawai (falecida) resultaram suas duas filhas: Cristina Okubo Kawai e Lilba Okubo Kawai de Oliveira.

Foi Presidente da NIHON KOBUDO IHO FUKYU KAI (Entidade de Pesquisas em Artes Marciais e Acupuntura);
Membro da Associação de Pesquisa de Medicina Oriental de Mishimassa Nishizawa. Atualmente é Diretor Geral da Associação Aikikai do Japão, no Brasil;
4o. Vice Presidente da Federação Internacional de Aikidô (FIA) e Professor do Método Universal Superior de Acupuntura e Moxa da Faculdade de Medicina Oriental "NIHON TOYO IDO IN".
Tem referências pessoais publicadas em vários jornais e revistas. Participou de vários congressos, entre outros, em 1976, em Toquio, na I Convenção Internacional de AIKIDÔ e em 1980, no III Congresso Internacional de Aikidô em Paris, tendo representado o Brasil em ambas as oportunidades.
Como mensagem de um bom viver diz: 'A doença surge quando se contraria as leis da natureza. É preciso viver em condições mais aproximadas da realidade natural para se ter saúde e longevidade. Assim sendo, a execução dos movimentos naturais do corpo, sem muito esforço é também uma condição de boa saúde.
A arte marcial cujos movimentos mantém a plena harmonia com a natureza é o aikidô. Todo seu movimento é circular. É a arte que não põe resistência, pois não pretende vencer os outros, mas vencer-se a si mesmo. Quando conseguir vencer a si mesmo, estará em (condições) digo, completo domínio de si e nada será invencível.' Reishin Kawai é Comendador e Grão Oficial pela Ordem dos Cavaleiros da Concórdia; Comendador, Grão-Oficial e Grão-Cruz pela Soberana Ordem dos Cavaleiros de São Paulo Apóstolo e 8º Dan de Aikidô (grau de Faixa Preta)."
 

Fonte: IBADE - Instituto Brasileiro de Administração e Desenvolvimento

CONTATO

ACADEMIA CENTRAL DE AIKIDO - SALVADOR
Tel. Whatsapp : (71) 9-9222-5353 
CT OGW - CENTRO DE TREINAMENTO - SALVADOR
Tel.: (71) 9-9905-8998
Site: https://ctogw.com.br/
ACADEMIA FIT OLIVEIRA - NOVA REDENÇÃO - BA
Tel.: (71) 9.9222-2439
Rua Osiano Castro - Centro 
CAPOEIRA - PROFESSOR ÂNGELO FON
Tel.: (71) 9-8784-2677
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Google Places - o círculo branco
YOGA KUNDALINI - PROFESSORA MARIANA
Tel.: (71) 9-9701-0388