Aikido e as Crianças


A educação dos nossos filhos é uma das maiores preocupações dos pais e também seu maior patrimônio. Mas sabe-se que a educação não se restringe ao aprendizado intelectual ou de uma profissão, mas diz respeito à formação do indivíduo em vários níveis. O esporte é sabidamente um importante aliado dos educadores, então, porque não juntar o útil ao agradável, praticando uma atividade física com enfoque emocional, mental e espiritual? O Aikido é uma arte marcial voltada para o equilíbrio e a não violência, ótima para ser praticada por crianças de ambos os sexos e funcionando como um excelente complemento educacional, pois enfatiza a concentração, o respeito pelo outro e por si mesmo, a disciplina e a lealdade, valores importantes para uma educação completa. O contato físico realizado durante o treino, o conhecimento dos próprios limites e dificuldades a serem superados, a descoberta da própria força, a determinação, a iniciativa, a organização e a paciência, também são fatores que ajudam no crescimento e no amadurecimento de um indivíduo saudável.

Objetivos do Aikido O Aikido Trabalha o corpo, a mente e o espirito, deixando-os fortes para enfrentar problemas e situações diários sem gerar violência. Tenta entender o fator gerador desta violência e como transforma-la em algo saudável, harmonioso e construtivo. Busca desenvolver a energia interior, evitando utilizar força física desnecessária.

Aikido e os jovens Os jovens, de um modo geral, são sugestionados por uma série de fatores que podem influenciar o seu caráter ainda em formação. A proposta do Aikido é tornar a criança ou jovem auto-confiante com um alto grau de respeito ao próximo, leal, concentrado em seus assuntos. Através do treinamento contínuo, verifica-se gradativamente o surgimento de um comportamento de etiqueta, cortesia dentro do Dojo , e que naturalmente se estende para o dia-a-dia. Qualidades nobres, tais como disciplina, lealdade, concentração, respeito mútuo, determinação, iniciativa, organização e paciência são diariamente exercitados nas aulas, elevando o espírito e o caráter do Aikidoka. E como os treinos são realizados em uma atmosfera de coleguismo e harmonia, o resultado é um sentimento de felicidade e satisfação. Este ambiente favorece a capacidade de se relacionar com as outras pessoas, contribuindo para os diversos níveis de relações sociais. Com relação a isso observamos que crianças com dificuldades na escola melhoram sensivelmente seu rendimento cumprindo suas responsabilidades de maneira mais simples e fácil. Os treinos para crianças são realizados na Academia Central de Aikido.

Benefícios da prática de Artes Marciais na infância

  1. Disciplina

  2. Auxilia na formação de caráter

  3. Autoestima

  4. Autoconfiança

  5. Respeito ao próximo

  6. Desenvolvimento da coordenação motora

  7. Desenvolvimento dos reflexos

  8. Aprimora a paciência

  9. Aumenta a resistência do corpo

  10. Fortalece o sistema imunológico

  11. Melhora o condicionamento físico

  12. Incentiva o auto controle emocional




27 visualizações

CONTATO

ACADEMIA CENTRAL DE AIKIDO - SALVADOR
Tel. Whatsapp : (71) 9-9222-5353 
CT OGW - CENTRO DE TREINAMENTO - SALVADOR
Tel.: (71) 9-9905-8998
Site: https://ctogw.com.br/
ACADEMIA FIT OLIVEIRA - NOVA REDENÇÃO - BA
Tel.: (71) 9.9222-2439
Rua Osiano Castro - Centro 
CAPOEIRA - PROFESSOR ÂNGELO FON
Tel.: (71) 9-8784-2677
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Google Places - o círculo branco